Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cigarros “light” são os que mais causam problemas à saúde

Um estudo americano publicado recentemente revelou que os cigarros “light” são mais perigosos para a saúde que os normais.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cigarros “light” são os que mais causam problemas à saúde"

Publicada em  

Cientistas de cinco centros de pesquisas sobre o câncer nos Estados Unidos concluíram que cigarros "light", que têm filtros perfurados, explicariam o aumento nos últimos 50 anos do adenocarcinoma pulmonar. Este tipo de câncer é o mais comum entre os fumantes atualmente.

Os filtros com furos de ventilação foram lançados no mercado há meio século. “Eles foram projetados para enganar os fumantes e as autoridades de saúde pública”, afirmou o doutor Peter Shields, diretor adjunto do Centro Oncológico Integral da Universidade do Estado de Ohio e um dos principais autores do estudo público na revista do Instituto Nacional do Câncer.

“A análise dos nossos dados sugere claramente uma relação entre o número de buracos agregados aos filtros dos cigarros e um aumento nas taxas de adenocarcinomas pulmonares nos últimos 20 anos”, afirma o pesquisador.

Os cientistas avaliam que os filtros perfurados fazem inalar mais fumaça com taxas mais concentradas de carcinógenos e outras toxinas. “Estes filtros modificam a combustão do tabaco, o que produz mais carcinógenos na forma de partículas finas que chegam às partes mais profundas dos pulmões, onde costumam se desenvolver mais os adenocarcinomas”, continuou Shields.

Atualmente, as empresas fabricantes de tabaco são proibidas de colocar nos pacotes de cigarros e em anúncios as palavras “light” e “baixo conteúdo de alcatrão”. Mas os pesquisadores acreditam que o resultado do último estudo deveria fazer com que a agência dos Estados Unidos que supervisiona os alimentos e medicamentos, a FDA, regulasse ou proibisse totalmente os filtros ventilados.

Mesmo assim, especialistas consideram necessárias mais investigações para confirmar que a eliminação dos buracos nos filtros não se traduziria em um aumento de dependência da nicotina ou em uma maior exposição aos agentes tóxicos dos cigarros.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cigarros light sao os que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.