Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça a silenciosa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A doença não tem cura e leva 3 milhões de pessoas à morte anualmente.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça a silenciosa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica"

Publicada em  

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas que têm o hábito de fumar possuem 90 por cento de chance de sofrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc). E seus sintomas são bastante silenciosos, por isso é bom redobrar os cuidados.

A doença é caracterizada por uma redução persistente do fluxo de ar. Ela se agrava com o tempo, podendo levar à morte. Ela se desenvolve em quadros crônicos de bronquite e enfisema pulmonar.

Sua principal causa é a exposição à fumaça do cigarro, seja o fumante ativo ou o passivo. A exposição a outros tipos de fumaça também é prejudicial: quem trabalha com fornos de lenha em pizzaria ou carvoarias também corre risco.

A doença geralmente se manifesta de forma silenciosa – 80 por cento das pessoas afetadas sequer sabem disso, segundo a Fundepoc, instituição argentina especializada na doença.

Um dos problemas da Dpoc é que nem sempre ela é diagnosticada. Ela evolui de forma lenta e normalmente só se torna visível a partir dos 40 ou 50 anos, segundo a OMS.

Os sintomas mais frequentes são a dispneia (dificuldade de respirar), tosse crônica e produção de fleumas (expectoração com muco).

A doença piora com o tempo, e atividades cotidianas como subir escadas ou carregar uma mala podem ser extremamente difíceis. A dificuldade para respirar, em princípio relacionada ao esforço, acaba aparecendo também quando se está em repouso. E às vezes ela é tão forte que pode chegar a incapacitar a pessoa por completo. Nesse caso, deve-se procurar o médico com urgência.

A Dpoc não tem cura, mas pode ser evitada. Deixar de fumar ou reduzir a exposição à poluição,seja interior, exterior ou do tipo química, são exemplos de como se precaver.

A Dpoc também pode ser detectada por um "teste de sopro" chamado espirometria. Nesse teste, é usado um aparelho no qual a pessoa assopra para que seja avaliada a quantidade de ar que ela é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões - e a velocidade com que faz isso.

Se o teste indicar alteração nessa capacidade respiratória, novos exames podem ser pedidos pelo médico para confirmar o diagnóstico dessa ou de outras doenças respiratórias.

Para aliviar os sintomas, existe tratamento com medicamentos e fisioterapia.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca a silenciosa doenca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.