Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Conheça as bicicletas Muzzi Cycles

  • 18/08/2015 18:07
Imagem: Conheça as bicicletas Muzzi Cycles

O artista construtivista Juan Muzzi, uruguaio radicado há mais de 40 anos no Brasil, inova com suas bicicletas ecologicamente corretas: as Muzzi Cycles. A ideia do artista visionário está em sintonia com a novíssima tendência sustentável do mercado.

Os quadros das bikes são fabricados com materiais plásticos reciclados a partir da moagem de galões de água, que passam também por uma prensa de alta pressão. As peças têm garantia vitalícia e custam cerca de R$ 1.200,00 - com um custo/benefício aprovado por especialistas no assunto.

O projeto chamou a atenção dos empresários donos da Água Rocha Branca, uma das principais empresas do segmento no Brasil. Seguindo esse momento sustentável pelo qual passamos, a empresa doa 100% de seus galões impróprios para uso para a produção das bikes ecológicas.

Muzzi Cycles

Para contar um pouco sobre este projeto promissor, Muzzi recebeu a equipe da Antena 1 em seu prédio, que abriga o ateliê, o depósito e a linha de montagem das Muzzi Cycles. A construção do local em si já é uma obra de arte. A priori, Juan queria fazer uma escultura gigante com materiais reaproveitados e, para isso, usou vigas aparentes com muitas soldas. Os materiais deram um aspecto bruto e artístico ao ambiente - que é cercado de telas, esculturas e plantas por todos os lados.

Muzzi Cycles

Uma grande porta enferrujada - degradada pelo próprio artista - é a entrada do cenário no qual fomos recebidos. Com ideais pragmáticos sobre o mercantilismo no mundo das artes, e mais de 700 obras não vendidas, o artista acredita que “a arte não tem preço”. Muzzi desabafou, dizendo: “No dia em que eu estipular um preço para uma de minhas obras, eu deixarei instantaneamente de ser um artista [...] não alugo minha inteligência para o sistema, nós somos o preço de todas coisas. A arte não é um produto, a arte é a minha herança”.

O artista contou ainda que foi inventor da Mola Mania (febre nos anos 90), do tênis com luzinhas que acendiam em cada passo, do tênis com rodinhas e de outros brinquedos e invenções que cativaram crianças do mundo todo. A mola, em especial, foi um de seus maiores sucessos. Estimasse um número de 44 milhões de unidades vendidas no mundo - metade delas só no Brasil.
Já as bicicletas Muzzi Cycles promovem a sustentabilidade empresarial. “A ideia inicial era criar um produto pela fotossíntese e, a partir disso, uma mobilidade urbana livre de poluentes”, explica o inventor.

Juan Muzzi Ateliê

As peças partem da reciclagem de produtos PP - um polímero reciclável chamado polipropileno. Em resumo, a sigla refere-se ao plástico que conhecemos cotidianamente, matéria prima de galões de água e garrafas de bebidas. Após a moagem e prensa, esse material é transformado nos quadros das bicicletas.

Água Rocha Branca

Tais inovações mostram que é possível atenuar os danos causados aos recursos naturais, graças ao recolhimento do elemento poluidor e conversão em um meio de transporte urbano. O processo de fabricação elimina a etapa industrial, dispensa as soldas do material em um molde, não precisa de amortecedor, não enferruja e tem o seu tempo de duração prolongado, com mecanismos de desenvolvimento totalmente limpos de poluentes.

Em breve, essas bicicletas serão usadas em ações promocionais aqui na rádio Antena 1 e nossos ouvintes poderão levar exemplares para casa. Fiquem de olho nessa novidade!

Juan Muzzi

Tags: #Artes