Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça os fatores de risco do diabetes

Números de diabéticos cresce significativamente. Especialistas, citam os possíveis motivos desse aumento. Doença não tem cura e pode trazer consequências graves.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça os fatores de risco do diabetes"

Publicada em  

Segundo especialistas, estar acima do peso; não praticar exercícios físicos; ter alimentação rica em doces e farinhas brancas são fatores de risco para desenvolver o diabetes. Essa enfermidade aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde que podem levar à cegueira.

O número de pessoas com essa enfermidade crescem no mundo de maneira alarmante , além disso a doença não tem cura e é grave. Sendo ela, a maior causadora de amputações não-traumáticas do mundo.

Diabetes, também, aumenta o risco de ter glaucoma em 40%; e em 60% de desenvolver catarata . Ambos podem levar à cegueira. Além disso, diabéticos que vierem a ter problemas cardiovasculares e acidente vascular cerebral têm de duas a quatro vezes mais a chance de morrer por esses impactos.

Últimos dados atualizados, mostram que o Brasil possui mais de 10 milhões de diabéticos, o país está na quarta posição do ranking mundial.

Segundo pesquisa divulgada em abril deste ano pelo Ministério da Saúde, índices crescem de forma impressionante: em 10 anos, diabetes aumentou mais de 60% no país.

De acordo com especialistas, o estilo de vida atual é propenso para que se adquira esse tipo de enfermidade, principalmente, quando há alimentação de péssima qualidade e sedentarismo.

Mas, afinal, o que é a diabetes, de maneira simplificada é a taxa alta de glicose no sangue, porque o pâncreas passa a não produzir ou começa a produzir de modo insuficiente a insulina. Esse hormônio faz com que a glicose consiga entrar nas células.

A obesidade é um dos fatores que torna a ação da insulina mais difícil. Por conta disso, níveis de açúcar no sangue permanecem elevados, tornando o ambiente favorável para o surgimento da doença.

Outros fatores de risco são o diagnóstico de pré-diabetes, a pressão alta, o colesterol alto ou alterações de triglicerídeos no sangue. Além, da genética ou diabetes gestacional.

Porque doces estão relacionados a doença?

Comer muitos doces pode fazer com que as pessoas ganhem peso, e por isso, pode ser perigoso.

No entanto, apenas esse tipo de alimento dificilmente é capaz de desencadear a enfermidade. E sim, a alimentação como um todo deve ser avaliada. Pois, por exemplo, outros produtos feitos com farinha branca, como: biscoitos, macarrão, pães podem contribuir para o surgimento do problema.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca os fatores de risco do

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.