Antena 1 - Home

Conheça tecnologia capaz de ler pensamentos

  • 13/04/2018 16:45
Imagem: Conheça tecnologia capaz de ler pensamentos

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criaram aparelho que lê pensamentos. Em testes, o AlterEgo apresentou bom desempenho. Agora o objetivo é expandir a capacidade do aparelho, de modo, que ele possa detectar mais palavras e comandos, e possa ser utilizado por pessoas que perderam a fala. 


Ao pensar em falar uma palavra, mesmo quando ela não é pronunciada, o cérebro dispara sinais elétricos, semelhantes aos da fala, porém de intensidade mais fraca. Esse aparelho consegue detectar tais indícios e com isso é capaz de ler pensamentos.

Produto é uma espécie de headset, que fica encaixado atrás da orelha e embaixo do queixo. Há eletrodos que captam os sinais elétricos os quais chegam aos músculos faciais. 


Nos experimentos, dez voluntários utilizaram o produto por duas horas. Nesse ínterim, voluntários precisavam pensar em palavras em específico e realizar contas simples. Um software cruzou essas informações com os sinais captados pelo AlterEgo e detectou que o gadget foi capaz de entender os comandos com 92% de acerto.