Antena 1 - Home

Dia do Jazz na Antena 1! Confira os sucessos que tocam na nossa rádio

  • 30/04/2015 16:12
Imagem: Dia do Jazz na Antena 1! Confira os sucessos que tocam na nossa rádio

No século XIX surgiu em Nova Orleans um dos mais influentes estilos musicais dos Estados Unidos: o jazz. As principais marcas do gênero são o swing (com batidas menos acentuadas), os ritmos não lineares e a improvisação. Os instrumentos básicos utilizados na composição das músicas são metais, palhetas e baterias.

A maior inspiração do jazz, sem dúvida alguma, é o blues. Ambos os estilos são procedentes de comunidades afro-americanas e fortemente ligados à luta pelo fim da escravidão.

Muitos tipos de jazz surgiram ao longo do tempo, como o cool jazz, free jazz e o jazz contemporâneo – que apresenta misturas de rock, pop e até mesmo samplers ou sequenciadores.

O Dia Do Jazz, celebrado mundialmente hoje, dia 30 de abril, é uma criação da UNESCO e foi comemorado pela primeira vez em 2012.

Em homenagem ao Dia do Jazz, os programadores da Antena 1 selecionaram três sucessos do estilo que estão sempre presentes na nossa programação. Confira:

Jamie Cullum - "Mind Trick"

Jamie Cullum é um cantor e pianista inglês que se tornou referência em jazz contemporâneo. A canção "Mind Trick" foi lançada em 2005 e é uma das mais conhecidas do artista. O single é faixa do álbum Catching Tales, também lançado em 2005.



Madeleine Peyroux - I'm All Right

Madeleine Peyroux é cantora e compositora de jazz, além de autora das próprias músicas. " I'm All Right" é faixa de Half the Perfect World, terceiro álbum de estúdio da americana. A canção foi o grande destaque do disco.



Norah Jones - Happy Pills

Norah Jones, além de cantora e compositora, também é pianista. Nascida nos Estados Unidos, lançou o primeiro CD em 2002, intitulado Come Away with Me. "Happy Pills" é um dos singles de sucesso do álbum mais recente da cantora, Little Broken Hearts.