Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Empresa brasileira cria cadeira de rodas movida a expressões faciais

A novidade foi apresentada na Campus Party 2017 e pode ser instalada em cadeiras de rodas comuns.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Empresa brasileira cria cadeira de rodas movida a expressões faciais"

Publicada em  

Na semana passada, a startup brasileira Hoo.Box trouxe para a Campus Party 2017 uma cadeira de rodas motorizada capaz de ser controlada por meio de expressões faciais. O projeto teve origem durante pesquisas de alunos de pós-doutorado da Unicamp, em maio do ano passado.

A cadeira de rodas é acionada apenas com movimentos da face, o que ajuda pessoas que se encontram em situação de tetraplegia – perda total dos movimentos dos braços e pernas.

Paulo Pinheiros, CEO da startup, explicou que o sistema funciona através de um kit batizado de Wheelie 7. O programa é capaz de identificar as expressões faciais e transformá-las em impulsos elétricos para o movimento da cadeira. Paulo ressaltou que o sistema pode, inclusive, ser instalado em cadeiras de rodas comuns.

O projeto, que por enquanto é um protótipo, recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e já possui unidades no mercado devido à alta demanda que a empresa recebeu. Cada kit custa 3 mil dólares – aproximadamente 9 mil e 300 reais.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. empresa brasileira cria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.