Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Equipe científica encontra evidência de que o Parkinson é autoimune

O mal de Parkinson causa danos progressivos no cérebro, que geram tremores e dificuldades de movimento.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Equipe científica encontra evidência de que o Parkinson é autoimune"

Publicada em  

Uma equipe científica encontrou a primeira evidência direta de que o mal de Parkinson é autoimune. De acordo com os pesquisadores, o sistema imunológico atacaria células do cérebro em pessoas que sofrem com a doença.

Essa hipótese não é nova, mas até agora não havia informações suficientes para confirma-la. A descoberta foi publicada em detalhes na revista científica Nature e mostra que medicamentos indicados para o sistema imunológico podem ajudar a controlar a doença.

O mal de Parkinson causa danos progressivos no cérebro, que geram tremores e dificuldades de movimento. Ao mesmo tempo, o cérebro dos pacientes que sofrem da doença acumula níveis muito altos da proteína alfa-sinucleína.

Os pesquisadores do centro médico da Universidade Columbia e do Instituto de La Jolla para Alergia e Imunologia, nos EUA, descobriram que as células-T, que fazem parte do sistema imunológico, atacam a alfa-sinucleína. E o sistema imunológico de quem sofre do mal identifica essa proteína como um invasor estranho, como se fosse uma bactéria ou vírus, e ataca-a para defender o organismo.

Os especialistas acreditam que, nesse processo, o sistema imunológico acaba matando também células cerebrais boas que acumulam essas proteínas.

"A ideia é que uma falha no sistema imunológico contribui para o mal de Parkinson. Isso é algo que já se suspeitava havia quase cem anos", disse à BBC David Sulzer, um dos pesquisadores da Universidade Columbia. "Até agora, porém, ninguém havia conseguido conectar os pontos".

A pesquisa foi feita com análise do sangue de 67 pacientes com Parkinson para tentar encontrar evidências de autoimunidade.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. equipe cientifica encontra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.