Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Esquenta a temporada de leilões de arte em São Paulo

  • 26/11/2015 17:06
Imagem: Esquenta a temporada de leilões de arte em São Paulo

O final do ano é o momento em que as grandes galerias de arte contemporânea fazem leilões beneficentes e os espaços independentes promovem “leilões de parede”, uma forma de arrecadar fundos para manutenção do espaço e programação.

Para os que ainda não conhecem, o “leilão de parede” é uma disputa velada e silenciosa, em que as obras são leiloadas e expostas na parede, simultaneamente, sem a presença de um leiloeiro. Há uma ficha ao lado de cada trabalho, com espaço para os lances. Como em qualquer evento do tipo, arremata a obra quem der o maior lance por último.

A pioneira da ideia foi a galeria Luisa Strina, que, na última semana, abriu a temporada beneficente com a décima edição de seu Leilão de Parede. Já os espaços culturais independentes, como o Pivô e o Ateliê 397, são ideais para apreciadores com menos experiência no mercado das artes, mas que estão interessados em começar uma coleção ou adquirir obras de artistas renomados a preços diferenciados.

Neste sábado, dia 28 de novembro, o espaço de arte Pivô apresenta a 4ª edição de seu tradicional Leilão de Parede. No evento, serão leiloadas mais de 70 obras de artistas emergentes e consagrados, que acreditam na missão da instituição.

Leilão de Parede

Os lances iniciais partem de 50% do valor de mercado do trabalho artístico e podem ser feitos presencialmente ou através da plataforma internacional de arte, chamada “Paddle 8”. O site conta com uma rede de 500 mil colecionadores em seu banco de dados e é focado essencialmente em leilões beneficentes para prestigiadas instituições de arte e filantropia, como o Guggenheim, Palais de Tokyo e o Drawing Center.

Tais eventos têm papel fundamental para os espaços fomentadores da arte e a relevância fica evidente quando se nota o engajamento da comunidade, empenhada na manutenção e desenvolvimento dos leilões.
A equipe da Antena 1 estará presente no Leilão Anual do Pivô 2015 e apresenta alguns artistas participantes:

Adriano Costa
Concorreu ao PIPA 2012 e 2013 - o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. Ele costuma dizer que seus trabalhos são pré-esculturas, que existem em um momento anterior ao instante de transformação. Para entender o raciocínio, é importante captar o momento de transição, em que os objetos passam de utilitários a estetizados.

Bob Wolfenson
Considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina, já fotografou inúmeras top models e fez muitas campanhas publicitárias importantes - apesar de ser essencialmente um artista. Atualmente, é co-editor da revista que também ajudou a criar, a S/N (Sem Número).

Fernanda Brenner
Artista e diretora do Pivô, dedica-se à produção visual, em particular ao desenho, colagem e pintura. Seus trabalhos apresentam apropriações de objetos e referências do cotidiano.

Fernanda Brenner

Nazarenno
O famigerado artista está entre os preferidos dos colecionadores de São Paulo e trabalha com diferentes mídias, como desenho, gravura, escultura, instalação e vídeo.

Já no viés super contemporâneo, Rodrigo Bivar, Tobias Madison e Tonico Lemos Auad também terão obras leiloadas no evento.

Leilão de Parede

O leilão será realizado no próprio espaço de arte Pivô, um ambiente descontraído e informal. Neste ano, todos os visitantes serão convidados a contribuir com uma taxa opcional de R$50. O evento contará com apresentações de Cibelle Cavalli, artista performática multimídia, cantora, compositora e produtora musical, conhecida pelo estilo “Tropical Punk”. Haverá ainda a presença DJs nas pick-ups em um coquetel aberto.

Até 28 de novembro, as peças permanecem em exposição para o público.

4ª edição do Leilão Anual de Parede @Pivô
Data: 28 de novembro, sábado, das 16h às 21h.
Endereço: Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, Centro – São Paulo.
Telefone: 3255 - 8703