Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo com irmãos gêmeos mostra resultados do espaço no DNA

Os irmãos Kelly se tornaram astronautas da NASA e, ao mesmo tempo, serviram e cobaias para o experimento.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo com irmãos gêmeos mostra resultados do espaço no DNA"

Publicada em  

Em experimento inédito, 12 universidades estudaram os corpos de dois irmão gêmeos para entender as influências que o espaço pode ter no genoma humano.

Scotty Kelly ficou 340 dias na Estação Espacial Internacional, enquanto seu irmão, Mark Kelly, permaneceu na Terra. A ideia era que Scotty ficasse fora do planeta por um intervalo equivalente à duração de uma missão à Marte. Dessa forma, teríamos uma ideia dos riscos que uma viagem ao Planeta Vermelho traria.

Todos os exames, testes e estudos foram feitos em ambos os gêmeos para fim de comparação – já que em termos genéticos, eles são praticamente idênticos. Em Scott, foi possível observar alguns efeitos do espaço, como problemas de visão, perda da densidade óssea, dificuldade de circulação e um rosto ligeiramente mais inchado.

No entanto, o Estudo dos Gêmeos – como foi chamada a experiência – mediu também o impacto genético causado pela diferença no ambiente. Com os efeitos que o corpo sofre no espaço, junto com a radiação cósmica, os talômeros de Scott ficaram mais longos, o que significa que ele envelheceu muito mais lentamente que o seu irmão, Mark, na Terra.

O mais curioso é que, ao retornar ao Planeta Água, os talômeros de Scott voltaram ao tamanho original. Os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão concreta do que pode ter ocorrido, mas uma das hipóteses é de que o ritmo de exercícios e a concentração do composto metil no corpo do irmão no espaço “desativaram” os genes naquela região.

Para ler mais notícias como esta, acesse e curta a página Antena 1 News no Facebook.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo com irmaos gemeos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.