Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo consegue fazer diagnóstico precoce da depressão, mesmo antes dela se manifestar

Esse sempre foi um grande desafio para medicina, e o estudo brasileiro chamado “Projeto Conexão” encontrou pistas e respostas importantes.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo consegue fazer diagnóstico precoce da depressão, mesmo antes dela se manifestar"

Publicada em  

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão atinge 5 por cento de toda a população mundial – cerca de 350 milhões de pessoas. Já a incompreensão sobre a doença pode atingir uma em cada quatro pessoas. E um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no bem-estar do paciente.

Esse sempre foi um grande desafio para medicina, e o estudo brasileiro chamado “Projeto Conexão” encontrou pistas e respostas importantes: elas estavam no cérebro de crianças e adolescentes antes mesmo da depressão aparecer.

Usando ressonância magnética e um programa especial de computador, psiquiatras e pesquisadores da USP e das universidades federais do Rio Grande do Sul e de São Paulo mapearam o cérebro de 675 crianças.

O estudo, publicado no jornal da Associação Americana de Psiquiatria, revelou que a rede responsável pelo sistema de recompensa e motivação do cérebro tem um padrão diferente de atividade que indica a tendência à depressão.

“A avaliação, depois de três anos, mostrou que 53 jovens apresentavam um quadro de depressão. E quando nós olhamos lá, na imagem do cérebro, precocemente, três anos antes, nós já encontramos que esta rede de recompensa estava hiperativada num ponto específico. Então é um marcador precoce, que precede, vem antes do quadro clínico da doença”, afirma Pedro Mário Pan, psiquiatra da UNIFESP.

A descoberta aumenta a chance de evitar que a depressão se instale, usando medidas preventivas, como já se faz com outras doenças.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo consegue fazer …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.