Antena 1 - Home

Estudo descobre que somos capazes de aprender enquanto dormimos

  • 11/08/2017 15:00
Imagem: Estudo descobre que somos capazes de aprender enquanto dormimos

Um novo estudo acaba de reafirmar que podemos aprender coisas novas enquanto dormimos. Publicado na revista Nature Communications, ele testou o método e descobriu que o cérebro humano é capaz de armazenar informações recebidas em determinadas fases do sono.

Na pesquisa, os participantes conseguiram memorizar padrões sonoros tocados durante duas fases do sono, chamadas “rapid eye movement” (REM, na sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”) e N2, quando a pessoa ultrapassa o estágio de sonolência e começa a dormir realmente.

Entretanto, uma terceira fase de sono profundo, chamada N3, que vem depois da N2, não é boa para a formação da memória, afirmaram os pesquisadores. Nessa fase, os sons aprendidos nas fases anteriores são esquecidos ou não aprendidos, como se fossem apagados da memória.

Através de testes com voluntários, a equipe “observou uma distinção nítida entre o sono leve não REM, durante o qual o aprendizado foi possível, e o sono profundo não REM, durante o qual a aprendizagem foi suprimida”, segundo o estudo. Ao despertarem, os participantes que se esqueceram dos sons durante o sono N3 tiveram mais dificuldade para reaprender, já acordados, esses mesmos padrões do que para memorizar padrões completamente novos. Isso apoiou as teorias de que o N3 serve para limpar a memória.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!