Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo mostra que gordura abdominal pode estar relacionada ao câncer

Em pessoas já obesas, 11 cm a mais na circunferência abdominal aumenta o risco de desenvolvimento de cânceres ligados à obesidade em 13 por cento.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo mostra que gordura abdominal pode estar relacionada ao câncer"

Publicada em  

A obesidade é a segunda maior causa de câncer considerada “prevenível” – está associada a 13 tipos diferentes de tumores, entre eles o de mama e o de pâncreas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Estudos recentes têm tentado descobrir o papel da gordura abdominal nesses tipos de câncer. Especialistas acreditam que ela pode produzir substâncias que alteram o metabolismo e a saúde, tendo um papel importante na formação de tumores.

Uma das últimas pesquisas mostrou que a gordura visceral ajuda para que uma célula saudável se transforme e cancerosa.

Segundo a pesquisa da Michigan State University, nos Estados Unidos, a gordura abdominal produz a proteína FGF2 (sigla em inglês para “fator de crescimento de fibroblastos 2”). Em ratos, o composto conseguiu produzir tumores.

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo demonstraram o papel exclusivo da gordura abdominal no câncer, uma vez que, em ratos que continuaram obesos, a retirada da gordura abdominal por cirurgia conseguiu diminuir o número de tumores.

Além do Índice de Massa Corporal (IMC), a circunferência abdominal deve ser incorporada entre as medidas importantes para estabelecer o risco do desenvolvimento de doenças.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo mostra que gordura …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.