Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Evento reúne especialistas para discutir sobre artrite; saiba mais sobre o problema

A maioria das pessoas que sofre com o problema é idosa.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Evento reúne especialistas para discutir sobre artrite; saiba mais sobre o problema"

Publicada em  

No próximo mês, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) promoverá, no Rio de Janeiro, um seminário dedicado aos problemas das articulações do ombro, quadril, joelho e pé. Voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais das áreas afins e estudantes, o evento se estenderá por todo o mês, sempre às quintas-feiras.

O coordenador do projeto é o geriatra Rodrigo Buksman, um dos responsáveis pela Área de Medicina Interna do Into (Instituto de Nacional de Traumatologia e Ortopedia).

Há cerca de 12 milhões de brasileiros, o equivalente a pouco mais de 6 por cento da população adulta, com osteoartrite, doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens com inflamação. A maioria das pessoas que sofre com o problema é idosa: depois dos 65 anos, 85 por cento apresentam evidência radiológica de osteoartrite.

“Escolhemos as articulações de ombro, quadril, joelho e pé porque são as mais incapacitantes quando aparece um problema. Utilizamos como parâmetro dois pilares: a dor e a impotência funcional”, afirma o doutor Buksman, acrescentando que o sinal de alerta é quando surgem limitações para realizar as atividades diárias.

Ele avalia que a preocupação de fazer exercício deve estar associada à supervisão de um profissional, de forma a não sobrecarregar as articulações.

Há fatores de risco além da idade e da genética, como obesidade e o estresse da repetição de movimentos, que afeta com frequência os atletas. O geriatra também alerta para o uso indiscriminado do anti-inflamatórios, que pode provocar hemorragia digestiva, por erosão da parede gástrica, e outras graves complicações, como insuficiência renal.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. evento reune especialistas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.