Antena 1 - Home

Exame que pode prever metástase do câncer de Mama é testado em pesquisa

  • 04/08/2017 14:44
Imagem: Exame que pode prever metástase do câncer de Mama é testado em pesquisa

Pesquisadores americanos testam exame de sangue que pode prever metástase do câncer de mama. A técnica detecta se células desse tumor podem migrar para o cérebro. Estudo foi publicado, nesta sexta-feira, na 'Nature Communications'. Segundo os cientistas, aproximadamente 20% dos cânceres de mama vão se disseminar para o cérebro com o passar do tempo.

O exame detecta uma espécie de “assinatura genética” de células de tumores metastáticos , isso propicia o diagnóstico de outras estruturas do tumor, mais antigas. O estudo investiga as chamadas “Células Circulantes de Tumor” e confirmou que as essas células são diferentes de outras células circulantes.


A análise desse material para diferentes tipos de câncer pode proporcionar o desenvolvimento de inúmeros testes que podem possibilitar a avaliação  do câncer.  O benefício é quanto antes for detectado a doença, as intervenções podem ser feitas com mais agilidade.

Inovação


O teste ainda é capaz de detectar “micro metástases” de um tumor de mama, os quais não são podem ser visualizados  em exames de imagem como a ressonância magnética. Além disso, pode ser aplicado em pacientes que já tiveram tumores de cérebro detectados em exames de imagem, assim, é possível  avaliar se o tratamento foi bem sucedido ou não, a partir da identificação de células metastáticas no sangue.


Segundo cientistas, no futuro esse exame pode substituir a biópsia, método considerado mais invasivo.