Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Exame que pode prever metástase do câncer de Mama é testado em pesquisa

Teste pode substituir a biópsia no futuro

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Exame que pode prever metástase do câncer de Mama é testado em pesquisa"

Publicada em  

Pesquisadores americanos testam exame de sangue que pode prever metástase do câncer de mama. A técnica detecta se células desse tumor podem migrar para o cérebro. Estudo foi publicado, nesta sexta-feira, na 'Nature Communications'. Segundo os cientistas, aproximadamente 20% dos cânceres de mama vão se disseminar para o cérebro com o passar do tempo.

O exame detecta uma espécie de “assinatura genética” de células de tumores metastáticos , isso propicia o diagnóstico de outras estruturas do tumor, mais antigas. O estudo investiga as chamadas “Células Circulantes de Tumor” e confirmou que as essas células são diferentes de outras células circulantes.


A análise desse material para diferentes tipos de câncer pode proporcionar o desenvolvimento de inúmeros testes que podem possibilitar a avaliação do câncer. O benefício é quanto antes for detectado a doença, as intervenções podem ser feitas com mais agilidade.

Inovação


O teste ainda é capaz de detectar “micro metástases” de um tumor de mama, os quais não são podem ser visualizados em exames de imagem como a ressonância magnética. Além disso, pode ser aplicado em pacientes que já tiveram tumores de cérebro detectados em exames de imagem, assim, é possível avaliar se o tratamento foi bem sucedido ou não, a partir da identificação de células metastáticas no sangue.


Segundo cientistas, no futuro esse exame pode substituir a biópsia, método considerado mais invasivo.

Escrito por Redação

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. exame que pode prever …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.