Antena 1 - Home

Fabricantes deixam de produzir tecnologia 3D para televisão

  • 03/02/2017 17:00
Imagem: Fabricantes deixam de produzir tecnologia 3D para televisão

 Os televisores com tecnologia 3D estão com os dias contados. O que um dia foi uma promessa de revolução, hoje vê suas vendas caindo devido à dificuldade na experiência de uso e ao pouco conteúdo disponível.

As TVs nem mesmo chegaram a ser populares, e já não serão mais vendidas. A LG e a Sony, duas únicas empresas que ainda fabricavam o produto, anunciaram que vão parar de dar suporte à tecnologia de vídeos em 3D. Antes disso, a Samsung já havia parado de fabricar os televisores em 2016, e a Vizio, desde 2013.

Disponível desde 2010, a tecnologia foi impulsionada pelo cinema, com o sucesso de produções como “Avatar”, que apostou na ilusão ótica na telona.

Assim como no cinema, a maior parte dos modelos de TV 3D obriga o usuário a vestir um par de óculos para que a tecnologia funcione de forma eficaz – o que dificultava a vida do telespectador de casa.

Segundo a consultoria norte-americana NPD Group, as vendas dessas televisões vêm caindo desde 2012. Além da dificuldade na experiência de uso – que exige o uso de óculos –, também havia problemas na quantidade de conteúdo disponível em 3D.

Há ainda alguns Blu-ray no mercado que têm a tecnologia, como é o caso de “Star Wars: O despertar da Força”.

Para ler mais notícias como esta, acesse e curta a página Antena 1 News no Facebook.