Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Homens com mais fios brancos têm mais problemas cardiovasculares

Em pesquisa, homens com as artérias mais comprometidas, pressão alta e mais gordura corporal eram apontados como mais grisalhos.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Homens com mais fios brancos têm mais problemas cardiovasculares"

Publicada em  

Os primeiros cabelos brancos costumam anteceder a meia-idade nos homens e são parte do processo natural de envelhecimento. Entretanto, fios grisalhos que chegam mais cedo podem ser sinal de que a saúde não vai tão bem. É o que sugere um estudo conduzido na Universidade de Cairo, que relacionou a ocorrência de cabelos brancos com a incidência de problemas cardiovasculares.

Segundo a pesquisa, o processo biológico que torna os cabelos brancos é o mesmo que determina o surgimento de doenças como a aterosclerose – acúmulo de gordura e colesterol na parede das artérias.

Para identificar essa relação, a equipe estudou 545 homens adultos por meio de tomografia computadorizada. Os voluntários foram divididos em de acordo com os estados de suas artérias e o número de fios brancos que traziam na cabeça.

Homens com as artérias mais comprometidas, pressão alta e mais gordura corporal eram, via de regra, apontados como mais grisalhos. “O envelhecimento é um fator de risco para problemas circulatórios, e, associado a sinais dermatológicos, podem significar risco acentuado”, pontua Irini Samuel, uma das responsáveis pelo estudo.

Para a especialista, novas pesquisas em parceria com dermatologistas são necessárias. “É preciso um estudo maior, que envolva homens e mulheres, para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e riscos de problemas cardiovasculares, em pacientes sem quaisquer outros fatores de risco”, completa.

A pesquisa foi apresentada na Eurovent 2017, evento promovido pela Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, em Málaga, na Espanha.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. homens com mais fios brancos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.