Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Leitura compartilhada pode amenizar dor crônica, segundo cientistas

Pesquisa ainda está sendo desenvolvida numa Universidade Britânica

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Leitura compartilhada pode amenizar dor crônica, segundo cientistas"

Publicada em  

Sessões de leitura em grupo podem amenizar dor crônica, que além de transtornos físicos, pode causar danos emocionais. A técnica pode funcionar como apoio emocional e ajuda a amenizar os impactos psicológicos, segundo cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido.


Pacientes testaram esse metódo e apresentaram melhora. Para os pesquisadores, esses resultados podem auxiliar na criação de um novo tratamento. Essa enfermidade atinge 60 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira para Estudos da Dor.


Os voluntários estavam sendo tratados em um hospital no Reino Unido. Metade dos participantes realizou uma terapia cognitiva-comportamental durante 5 semanas de sessões individuais. A outra metade fez um tratamento mais longo que durou 22 semanas, o qual consistia na leitura compartilhada. Durante as leituras, haviam pausas, nas quais os pacientes podiam discutir o texto lido, eles eram encorajados a refletir sobre o material. Expressando os pensamentos e memórias que aquela leitura havia despertado em cada um deles, associando aquele material com o cotidiano.


Na conclusão do trabalho, os cientistas perceberam que os voluntários do primeiro grupo mostraram-se centrados apenas na dor que enfrentavam. Já os particiantes do segundo agrupamento fizeram um tratamento mais profundo e refletiram sobre experiências de vida. Segundo os cientistas, o emprego desse tipo de técnica leva a uma recuperação “por inteiro”, ou seja, não foca apenas na enfermidade por si só.

Ao finalizar a etapa de terapia cognitiva, o primeiro grupo começou a frequentar a leitura em grupo, e com isso, obtiveram melhores resultados.


Quem possui dor crônica, no geral, se trata através da terapia cognitivo-comportamental, utilizando métodos não medicamentosos, atividades como fisioterapia, psicanálise, neuropsicológica. Esse estudo revela uma outra possibilidade complementar o uso da ferramenta da leitura que auxilia o paciente a lidar com a dor de uma maneira diferente. Segundo especialistas, dessa forma é possível aguçar a sensibilidade do paciente, o que pode estimular o corpo a não sentir dor.

A pesquisa está sendo desenvolvida, e os benefícios da leitura em grupo em relação à dor crônica ainda estão sendo avaliados. Mas, de antemão, para especialiastas brasileiros, a leitura pode ajudar em diversos tratamentos, não somente serve para esse tipo de enfermidade, mas, também, auxilia no tratamento contra a depressão.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. leitura compartilhada pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.