Antena 1 - Home

Luz solar pode substituir carregadores de dispositivos móveis

  • 14/02/2017 19:00
Imagem: Luz solar pode substituir carregadores de dispositivos móveis

Uma nova tecnologia apresentada por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugere que, em breve, celulares e outros aparelhos móveis poderão ser carregados usando a luz do sol.

Os cientistas apostam em um novo modelo de LED capaz de emitir e detectar sinais de luz, o que permite a geração de energia a partir da luz solar. Nuri Oh, um dos integrantes das pesquisas, disse em entrevista à VEJA que o dispositivo pode ser carregado apenas com a exposição à luz. Segundo o pesquisador, não será mais necessário o uso de fios elétricos.

Outra utilidade do LED é a sua capacidade de se adaptar às condições luminosas dos ambientes. Ao sair de locais mais escuros e seguir para os mais claros, hoje é necessário alterar o brilho de tela do celular. Com a tecnologia, o próprio display do aparelho vai detectar a luminosidade do ambiente e alterar o brilho para o ajuste ideal.

Nuri Oh acredita que o modelo proposto pela sua equipe estará no mercado em cinco anos. De acordo com Oh, ele irá substituir os LEDs convencionais em comercialização, pois a tecnologia apresenta uma versão aprimorada e mais barata.

Para ler mais notícias, curta a Página Antena 1 News no Facebook!