Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Maioria das mutações de câncer derivam de erros aleatórios

Pesquisadores descobriram que 66 por cento das mutações causadoras de câncer são resultados de erros aleatórios durante a divisão celular.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Maioria das mutações de câncer derivam de erros aleatórios"

Publicada em  

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade John Hopkins, nos EUA, analisou tipos comuns de câncer e descobriu que mais de 60 por cento das mutações causadoras da doença são resultados de erros aleatórios durante a divisão celular.

De modo geral, são três os fatores principais causadores dessas mutações: meio ambiente, hereditariedade e aleatoriedade. No estudo, os pesquisadores queriam saber qual era o tamanho da influência que cada um desses fatores tinha sobre a ocorrência de câncer.

De todos os tipos de câncer catalogados pelos cientistas, 66 por cento das mutações que contribuem para a formação de um câncer estão relacionadas a erros inevitáveis de replicação do DNA, enquanto 29 por cento foram atribuídas a fatores ambientais e 5 por cento à hereditariedade.

Os especialistas afirmam no estudo que a quantidade de mutações varia de acordo com o tipo de câncer. A doença é mais comum nos tecidos que se dividem frequentemente – por isso que tumores no cólon são mais comuns do que no cérebro, já que as células no cólon se repartem mais.

Já no caso do pulmão, os estudiosos observaram que mais de dois terços das mutações no câncer são relacionadas a fatores ambientais – como o hábito de fumar.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. maioria das mutacoes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.