Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mapa mostra que quantidade de árvores influencia na longevidade

O estudo foi feito sobre mapa da distribuição do verde na cidade de São Paulo, mas se aplica também a outras cidades.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mapa mostra que quantidade de árvores influencia na longevidade"

Publicada em  

A Avenida Brasil, na região dos Jardins, perto do Parque Ibirapuera, e Rua Brasil, em Perus, Zona Oeste de São Paulo, têm realidades bastante diferentes. Enquanto na primeira é possível notar a presença de muitas árvores, a segunda é toda asfaltada e cinza.

E, segundo cientistas, a qualidade de vida e a longevidade estão ligadas a vários fatores, inclusive ao convívio com as árvores. Um mapa exibido pelo SP2 segundo estudo da USP mostra a distribuição do verde em São Paulo. A expectativa de vida nas áreas mais arborizadas fica perto dos 80 anos. Já nos bairros com menos verde, não chega a 60 anos.

“Não se pode dizer que existe uma relação direta de causa e efeito, mas isso tudo é uma relação múltipla, onde a árvore faz parte, a árvore é um dos elementos principais desse processo de manutenção da saúde humana de quem vive em cidades”, diz Marcos Buckeridge, botânico da USP.

“Tem vários estudos saindo, principalmente, na Europa, na Austrália, no Canadá, e o mais recente, um dos recentes que saiu, mostra que na sua rua, se você tiver mais de 11 árvores, viram que o seu coração, é como se você tivesse o coração de uma pessoa um ano e meio mais jovem, que é bacana”, afirma Thaís Mauad, professora de patologia da USP.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mapa mostra que quantidade de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.