Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Nina Simone é a Artista da Semana!

  • 13/07/2015 10:00
Imagem: Nina Simone é a Artista da Semana!

A norte-americana Eunice Kathleen Waymon, conhecida mundialmente como Nina Simone, nasceu em 1933 na cidade de Tyron, na Caroline do Norte. O talento musical da artista foi descoberto quando tinha apenas três anos e começou a tocar a canção “God Be With You, Till We Meet Again” no piano.

O “Nina” do nome artístico vem da palavra “menina” e “Simone” foi uma homenagem à atriz francesa Simone Signoret. A inspiração surgiu quando Eunice tinha 20 anos e começou a tocar em bares de Nova Iorque, escondida de seus pais.

A cantora – que é voz da famosa canção “Feeling Good” - ficou conhecida nos meios musicais de Jazz, Blues e Folk Soul. Além disso, tornou-se uma personalidade de grande importância social para a identidade negra. A norte-americana chegou a ser recusada no Curtis Institute of Music – um conservatório de música clássica. Mas acabou entrando para a história ao ser uma das primeiras negras a ingressaram na escola Julliard School of Music, de Nova Iorque.

Com uma infância difícil, Nina Simone apresentou um grande comprometimento com o mundo à sua volta. O combate ao machismo e ao racismo era aparente tanto na personalidade da artista quanto nas canções. A música “Mississippi Goddam” tornou-se um hino da luta contra o preconceito racial. A letra conta a história de uma tragédia ocorrida em Birmingham, quando quatro crianças negras foram encontradas mortas em uma igreja da cidade. 

Um dos momentos marcantes da carreira de Nina Simone foi sua participação do enterro de Martin Luther King - no qual fez questão de cantar em homenagem ao pacifista.

Além de “Feeling Good”, as canções que se tornaram inesquecíveis na voz da cantora foram “Here Comes The Sun”, “My Baby Just Cares For Me”, “Aint Got No – I Got Life” e “I Wish I Know How It Would Feel To Be Free”.

Aqui na Antena 1, você confere os sucessos “Here Comes The Sun”, dos Beatles e “The Look of Love”, composto por Burt Bacharach e Hal David, na voz de Nina Simone. Relembre as músicas nos vídeos a seguir: