Antena 1 - Home

Nova bateria pode revolucionar o setor de energia renovável

  • 14/02/2017 15:00
Imagem: Nova bateria pode revolucionar o setor de energia renovável

Um novo tipo de bateria desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford pode ajudar a impulsionar a expansão das energias renováveis. Um dos maiores desafios que o setor enfrentava até então era o de armazenar a energia de um jeito eficiente e econômico.

Com alumínio, grafite e ureia, o professor de química Hongjie Dai e o doutorando Michael Angell criaram uma bateria recarregável segura e com ciclo de vida longo.

A nova bateria foi considerada altamente eficiente e promete uma revolução no setor renovável, que até então tinha baterias feitas com materiais pouco escassos e de alto custo financeiro.

À medida que a demanda por tecnologias renováveis vai crescendo, aumenta a necessidade de baterias baratas e eficientes para armazenar a energia gerada durante períodos de alta produção, especialmente se tratando da fonte solar. Até o momento, as únicas baterias existentes eram caras e com vida útil limitada.

Para atender às demandas de armazenamento de uma rede elétrica, a bateria comercial terá de durar pelo menos dez anos. “Nosso sonho é que, com essa bateria, a energia solar seja armazenada em cada edifício e em cada casa”, disse Dai.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!