Antena 1 - Home

Número de partos normais cresce no Brasil e governo comemora

  • 13/03/2017 16:00
Imagem: Número de partos normais cresce no Brasil e governo comemora

O número de cesarianas no país diminuiu pela primeira vez em seis anos. Desde 2010, as cesárias passaram a ser realizadas com mais frequência que os partos normais. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam queda de 1,5 ponto percentual no procedimento em 2015. Em 2016, os números preliminares apresentam a mesma tendência.

Dos 3 milhões de partos feitos no Brasil em 2015, 55,5 por cento foram cesáreas e 44,5 por cento, normais. Considerando apenas a rede pública, o percentual de normais é ainda maior, de quase 60 por cento.

O aumento do parto por vias naturais foi motivo de comemoração. No ano retrasado, o país havia sido apontado pela Organização Mundial da Saúde como um exemplo negativo de “cultura de cesárea” no mundo. Para a OMS, a prática havia se tornado uma epidemia.

O Ministério da Saúde já avança em regras para reduzir a violência obstétrica, conscientizar mulheres e estimular o parto normal. Para o governo, a mudança na curva de cesarianas foi possível com a implementação da Rede Cegonha e investimentos em 15 centros de parto normal, além da qualificação das maternidades de alto risco e de ações da Agência Nacional de Saúde Suplementar com as operadoras de planos de saúde.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook.