Antena 1 - Home

O Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo

  • 06/04/2017 15:00
Imagem: O Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo

Um levantamento inédito publicado no Journal of Sustainable Forestry revelou que o Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo. O estudo, realizado pela Botanical Gardens Conservation International, descobriu que há exatamente 8.715 espécies de árvores no território brasileiro, o que corresponde a 14 por cento do total de espécies existentes em todo o planeta.

A pesquisa também revelou que trezentas espécies foram consideradas seriamente ameaçadas por terem menos de 50 exemplares na natureza e que mais de metade das espécies estão localizadas em apenas um país.

O secretário-geral da BGCI, Paul Smit, disse que não era possível estimar com precisão o número de árvores existentes no mundo até agora porque os dados acabaram de ser digitalizados. “Estamos em uma posição privilegiada, porque temos 500 instituições botânicas entre nossos membros, e muitos dos dados não estão disponíveis ao público”, afirmou. “A digitalização destes dados é o auge de séculos de trabalho. ”

O especialista ainda disse que estabelecer referências e coordenadas geográficas para as espécies de árvores é a chave para a conservação delas. “Isso é muito útil para determinar quais devemos priorizar em nossas ações e quais demandam avaliações sobre a situação em que se encontram. ”

Entre as espécies em extinção identificadas pela BGCI, está a Karoma gigas, nativa em uma região da Tanzânia. No final de 2016, uma equipe de cientistas encontrou apenas um único conjunto formado por seis exemplares. Para evitar a extinção completa da árvore, especialistas recrutam habitantes da área para protege-las e monitorá-las caso elas produzam sementes.

A BGCI diz esperar que o número de árvores da lista cresça, já que cerca de 2 mil novas plantas são descritas todos os anos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!