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O Eataly chegou ao Brasil!

  • 20/05/2015 16:53
Imagem: O Eataly chegou ao Brasil!

Aconteceu no início da tarde do dia 19 de maio, na Av. Juscelino Kubitschek (altura do nº 1489), a inauguração da primeira loja brasileira da rede Eataly. O empreendimento também é o primeiro aberto na América Latina e a estreia contou com a celebração do grande público. O endereço não poderia ser melhor, pois o local é cercado por prédios que sediam grandes corporações, como os escritórios do Google e Facebook.

O conceito do empreendimento surgiu na Itália, no ano de 2004. Após três anos de pesquisa e planejamento, o Eataly abriu sua primeira loja na cidade italiana de Turim, no começo de 2007. A rede conta hoje com 29 estabelecimentos pelo mundo, incluindo o do Brasil. Outras treze lojas estão no Japão - com um formato mais Express - e as outras ficam nas cidades de Nova York, Chicago, Dubai e Istambul. A empresa segue ainda com planos de investir em Londres e Moscou.

Oficialmente, a abertura das portas do complexo de São Paulo estava programada para acontecer ao meio dia, mas alguns visitantes garantiam lugares na fila uma hora antes de a fita inaugural ser cortada. O momento foi seguido por uma breve cerimônia de apresentação do local.

A loja brasileira conta com um mercado, restaurantes e uma escola de culinária: onde os alunos aprendem sobre os pilares de comer, comprar e aprender. Os pontos de vendas apresentam produtos importados que passam por uma delicada curadoria. Uma equipe especial da rede está sempre pronta para viajar o mundo atrás do que há de melhor em termos culinários.

A Eataly do Brasil tem ainda uma fábrica própria de queijos e mais quatro laboratórios, onde produz um requeijão em barra cortejado por todos que experimentam. Além disso, há no prédio uma sessão especial da Nutella, sorveterias, rotisseria, loja de carnes especiais, embutidos, farinhas enriquecidas importadas - para os pães especiais que estão presentes também na padaria - lojinha de aperitivos, chocolateria e até mesmo uma feira livre em meio ao térreo. Com a vinda da loja ao Brasil, São Paulo recebe mais uma referência no mundo da gastronomia e eleva o conceito do país inteiro no quesito alimentação.

Os destaques para os que gostam de exclusividade alojam-se no 2° andar, onde está disposta a fábrica artesanal de cervejas – Academia Barbante – com 120 rótulos de cervejas Italianas e 38 rótulos nacionais. Os tonéis cromados que elaboram as bebidas ficam em uma sala de vidro, em frente ao restaurante Brace Bar e Griglia – que oferece uma vista privilegiada e um teto retrátil para as noites estreladas.

A Eataly valoriza o pequeno produtor e tem uma ideia de proximidade com a comida – até mesmo na disposição dos postos de alimentação, que ficam exatamente ao lado da loja que vende aquele produto. A peixaria, por exemplo, está localizada ao lado do restaurante de frutos do mar.

A proposta do empreendimento é oferecer ao cliente um alimento de qualidade premium, a um preço democrático. “É o macarrão artesanal, feito por um italiano, com o molho de tomate pelado italiano, feito na Itália, e que chega para gente embalado.”, afirmou uma fonte colaboradora da equipe Antena 1. Os produtos são sazonais e sempre frescos, pois a ideia é cozinhar o que vende e vender o que se cozinha. É preciso ficar atento também: o salmão que está em exposição hoje pode acabar e não vir na próxima semana, caso esteja fora de época. Dessa forma, a rede Eataly consegue manter a qualidade do produto.

Ser democrático, inclusivo e pensar no custo benefício: essa é a visão da empresa que trata a comida como uma obra de arte.