Antena 1 - Home

Ozonioterapia pode ser regulamentada no Brasil; saiba para que serve

  • 16/10/2017 15:00
Imagem: Ozonioterapia pode ser regulamentada no Brasil; saiba para que serve

No próximo dia 17, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado começará a debater um projeto de lei que prevê a regulamentação no Brasil da Ozonioterapia. Ela é um tratamento médico que vem ganhando popularidade nos consultórios particulares, apesar de não ser oficialmente reconhecido por aqui.

A técnica é reconhecida em catorze países, entre eles Rússia, China, Portugal, Espanha e Cuba, fazendo parte de sistemas públicos de saúde. Nos Estados Unidos, 23 estados a praticam. Trata-se de uma terapia que utiliza o gás ozônio misturado a moléculas de oxigênio no organismo como tratamento complementar de diversas doenças.

As aplicações de Ozonioterapia são determinadas por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, de modulação do estresse oxidativo, de melhora da circulação periférica e da oxigenação. Isto determina o amplo número de patologias em que a terapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar.

O ozônio medicinal pode ser indicado para o tratamento de diversos problemas de saúde. Entre eles, problemas circulatórios, doenças e condições do paciente idoso, doenças virais, feridas, inflamações intestinais crônicas, queimaduras, problemas ortopédicos, dores articulares e imunoativação geral. A Ozonioterapia pode até mesmo ser indicada como tratamento complementar para vários tipos de câncer.

Apesar dos vários benefícios, é importante saber que doses excessivas de ozônio podem causar danos aos pacientes e doses baixas podem ser ineficientes. Somente um profissional capacitado poderá indicar a dosagem e via de aplicação correta.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!