Antena 1 - Home

Paul McCartney é o Artista da Semana

  • 06/11/2017 09:45
Imagem: Paul McCartney é o Artista da Semana

O cantor e compositor James Paul McCartney é mundialmente conhecido apenas como Paul McCartney. O artista inglês nasceu no dia 18 de junho de 1942, em Liverpool, e ganhou destaque internacional como músico da banda The Beatles.

Ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, McCartney compôs as músicas mais românticas do grupo – formado no fim da década de 50. Entre os sucessos da carreira estão "Yesterday", "And I Love Her", "Michelle" e "Here There and Everywhere".

Após o fim da banda, anunciado publicamente em 1970, o músico decidiu fazer uma parceria com Linda – sua ex-mulher. Juntos, lançaram os álbuns McCartney, em 1970, e Ram - em 1971. No mesmo período, Paul formou a banda Wings – que acabou em 1979. O disco Band On The Run (1973) foi o trabalho de maior sucesso da equipe.

Em carreia solo, o ex-Beatle conquistou as paradas musicais com diversas canções, entre elas "Coming Up", "Ebony and Ivory”, "Pipes of Peace", "So Bad" e "Say, Say, Say". Desde então, acumulou 16 discos de estúdio e muitos topos das paradas musicais. 

Em 2008, foi elefeito o 11º melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Fora seu trabalho musical, McCartney advoga em favor dos direitos dos animais, contra o uso de minas terrestres, a favor da comida vegetariana e a favor da educação musical.