Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pausa na dieta pode ajudar a perder peso, aponta estudo

Cientistas australianos mostram que realizar pausa estratégica ao longo de uma dieta pode ajudar a potencializar o emagrecimento

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pausa na dieta pode ajudar a perder peso, aponta estudo"

Publicada em  

Segundo cientistas australianos, uma pausa na dieta pode ajudar a perder mais peso e fazer com que os resultados sejam mais duradouros.

A Pesquisa feita na Universidade da Tasmânia, na Austrália mostra que com esse comportamento pode haver redução de até oito quilos a mais.

Segundo o estudo, ao começar uma dieta, a pessoa passa a ingerir menos calorias por dia, com isso, o corpo desenvolve um mecanismo denominado ‘reação faminta’, ou seja, ocorre a sensação de fome, e com isso, se torna difícil continuar realizando a dieta por um longo período.


É comum que pessoas em regimes duradouros acabem quebrando a dieta, o que atrapalha na perda de peso.

Outra questão abordada no trabalho é que ao retornar à alimentação ‘padrão’, o corpo acaba reduzindo o metabolismo e passa a queimar menos gordura a fim de se precaver dos momentos em que eram consumidos poucos alimentos.


O corpo desenvolve esse mecanismo de sobrevivência. Isso ajudou a espécie humano a reservar energia no passado. mas, como hoje, o estilo de vida mudou, essa ferramenta acaba contribuindo para o aumento de peso.

No estudo, pesquisadores observaram os resultados obtidos por homens acima do peso que realizaram pausas de 14 dias na dieta.

Haviam dois grupos que cortaram um terço da ingestão calórica. Um dos grupos prosseguiu a dieta durante 16 semanas seguidas.


Já a outra equipe fez o regime por menos tempo, duas semanas, seguidas de 15 dias de pausa nos quais os participantes poderiam comer o necessário a fim de manter e não perder o peso. Após isso, foi feito mais duas semanas de dieta pouco calórica e os ciclos se alternavam por 30 semanas para assegurar que os voluntários desse grupo realizassem 16 semanas de dieta.


Os resultados mostraram que as pessoas as quais realizaram a pausa estratégica ao longo do regime perderam mais peso e, também, conseguiram manter o emagrecimento após a conclusão do experimento.


Seis meses depois do termino do teste, o grupo que fez a pausa pesava, em média, oito quilos a menos do que os voluntários do outro grupo.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pausa na dieta pode ajudar a

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.