Antena 1 - Home

Pernilongo pode transmitir zika

  • 09/08/2017 16:40
Imagem: Pernilongo pode transmitir zika

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz descobre que pernilongo pode transmitir zika. Estudo foi feito em Recife e fez o mapeamento de cada gene que forma o DNA do vírus em mosquitos, já infectados. Com isso, foi possível realizar a descoberta que foi publicada na revista científica Emerging microbes & infections, do grupo Nature.

Foram coletados no organismo dos mosquitos do gênero Culex, o genoma do vírus Zika, na Região Metropolitana do Recife.  Os estudiosos comprovaram em laboratório que o vírus consegue se replicar dentro do mosquito e chegar até a glândula salivar. Cientistas descobriram essa informação relevante ao realizar um procedimento, chamado de sequenciamento.

Essa foi a primeira vez que esse mapa genético foi feito a partir do mosquito. Cientistas comprovaram a presença de partículas do vírus na saliva expelida do Culex. Esta é a etapa final da replicação do vírus dentro do mosquito.

Agora os pesquisadores pretendem analisar o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais, no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus Zika.


Com essa descoberta, a prevenção da população terá de ser redobrada. Apesar de que as formas de transmissão ainda serão estudadas com mais profundidade.


Mas, é necessário ter mais cuidado, pois os dois potenciais transmissores têm habitos diferentes. Por exemplo, o culex se alimenta mais tarde da noite e o aedes, no crepúsculo.  Com isso, é  recomendado o uso mais ferequente de repelentes.


 Cientistas colocam , também, que para controlar a proliferação dos pernilongos comuns pode ser mais fácil do que eliminar os criadouros do Aedes Aegypti.