Antena 1 - Home

Pesquisas revelam aspectos importantes na hora de aprender uma nova palavra

  • 29/11/2017 16:21
Imagem: Pesquisas revelam aspectos importantes na hora de aprender uma nova palavra

Estudo, feito em 1965 por especialistas em educação e psicologia, aponta que o cérebro precisa ser exposto a uma palavra 17 vezes para poder incorporá-la ao vocabulário. De modo geral, para memorizar algo, aspectos como a repetição e os estímulos sonoros e visuais são imprescindíveis.

Opiniões diversas

Já para pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, para dar esse veredito, deve se levar em consideração que existem distintas condições de aprendizado. Além disso, fatores, como, pronúncia e significado influenciam  no momento da assimilação de um conteúdo novo. E é necessário, também,  encontrar o contexto adequado para utilizar a expressão.

Por isso, em algumas situações, pode até ser possível, ouvir uma palavra somente uma vez e já fixá-la.

Segundo esses estudiosos, a estimativa de repetição, em média, tem variação entre 15 e 20 vezes. Sendo que isso, também, pode variar de acordo com a complexidade do vocábulo.

Para os americanos, uma estratégia para reter conhecimento e memorizar de forma mais veloz é tentar compreender como utilizar o termo.

Já em relação a um idioma estrangeiro, para os profissionais gabaritados da universidade, há pouquíssimas chances de aprender uma palavra durante a primeira exposição.