Antena 1 - Home

Praticar atos de generosidade torna as pessoas mais felizes

  • 13/07/2017 15:00
Imagem: Praticar atos de generosidade torna as pessoas mais felizes

Ao pressupormos que o comportamento humano é motivado principalmente pelo interesse pessoal, não parece lógico sacrificar voluntariamente os recursos pelos outros.

Na tentativa de encontrar uma resposta para esta questão, alguns especialistas formularam a teoria de que doar ou presentear satisfaz o desejo de elevar a posição do indivíduo em um grupo.

Outros sugeriram que o ato promove a cooperação tribal e a coesão, elemento-chave na sobrevivência dos mamíferos. Outra explicação ainda é que doamos apenas porque esperamos receber algo em troca.

No entanto, um estudo publicado recentemente sugere que a resposta pode ser muito mais simples: doar nos deixa feliz.

Os cientistas realizaram um experimento em um laboratório em Zurique, na Suíça, com 50 pessoas que relataram seus próprios níveis de felicidade após atos de generosidade. Consistentemente, eles indicaram que doar era uma experiência de bem-estar.

Ao mesmo tempo, os exames de ressonância magnética revelaram que uma área do cérebro ligada à generosidade desencadeou uma resposta em outra parte relacionada à felicidade.

"Nosso estudo fornece evidências comportamentais e neurais que apoiam a ligação entre generosidade e felicidade", escreveu a equipe na revista científica "Nature Communications".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!