Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Praticar ioga regularmente preserva atenção e memória em idosos

Estudo analisou cérebro de mais de 40 idosas; as que praticavam ioga regularmente apresentaram córtex pré-frontal mais espesso.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Praticar ioga regularmente preserva atenção e memória em idosos"

Publicada em  

A prática regular de ioga é capaz de preservar regiões cerebrais associadas a funções como atenção e memória de trabalho ao longo do envelhecimento. É o que indica um novo estudo, feito no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisar, por meio de ressonância magnética, o cérebro de 42 idosas. Todas tinham condições de saúde, idade e escolaridade semelhantes, mas apenas metade das voluntárias era adepta da prática.

“Os exames mostraram que o córtex pré-frontal das mulheres que praticavam hatha-ioga há pelo menos oito anos era mais espesso quando comparado ao das não praticantes. Esse resultado sugere que o exercício tenha um papel de neuroproteção, retardando a degeneração cerebral que ocorre com a idade da mesma maneira que retarda a perda de massa muscular”, disse Rui Afonso, primeiro autor do artigo com resultados do estudo.

O especialista se baseou em um estudo feito em Harvard, segundo o qual pessoas que praticavam meditação há pelo menos 10 anos tinham regiões do cérebro mais espessas. Embora tenha incluído indivíduos de idades variadas, a diferença na espessura cortical foi mais expressiva em pessoas idosas.

Originário da Índia, o hatha-yoga é uma das técnicas de yoga mais disseminadas no ocidente. Envolve a prática de posturas físicas ou asanas e também técnicas de respiração conhecidas como pranayamas, gestos e contrações musculares voluntárias.

Além de equilíbrio e força muscular, portanto, o exercício requer um esforço de atenção, concentração e até mesmo da chamada memória de trabalho – necessária para cumprir tarefas específicas, como a reprodução de algumas das centenas de asanas diferentes.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. praticar ioga regularmente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.