Antena 1 - Home

Preço das ligações entre telefones fixos e móveis deve baixar

  • 16/02/2017 13:20
Imagem: Preço das ligações entre telefones fixos e móveis deve baixar

Logo após anunciar que as ligações feitas de telefones fixos para celulares ficariam, em médica, 1,33 por cento mais caras a partir de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou nesta semana que um corte nas tarifas de interconexão pode se refletir no valor final das chamadas de fixo para móvel.

O corte em questão reduziria o valor final nas ligações locais e interurbanas, mas o desconto será repassado para as ligações entre fixo e móvel. A redução passa a valer a partir do dia 25 de fevereiro e deve ser de 16,49 por cento a 19,25 por cento.

A diminuição do valor será sobre o preço que passou a valer em janeiro – a Vivo havia aumentado a tarifa do plano básico fixo-móvel em 2,28 por cento; a Oi, em 1,67 por cento e a Claro em 0,88 por cento.

De acordo com a Anatel, houve mudanças no cálculo da tarifa de conexão, usada para subsidiar a instalação de redes. Desde o ano passado, ela é cobrada levando em conta o custo real das empresas, seja com equipamento ou organização interna.

Pela decisão, as empresas do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores. 

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!