Antena 1 - Home

Procon fiscaliza mais de 200 empresas de vallets em 2017; saiba identificar um bom serviço

  • 14/11/2017 10:00
Imagem: Procon fiscaliza mais de 200 empresas de vallets em 2017; saiba  identificar um bom serviço

Este ano, o Procon fez mais de 200 fiscalizações em diferentes estacionamentos e empresas de vallets. Em vias movimentadas, os serviços disputam os motoristas. Há aqueles acostumados a utilizá-los sempre, e aqueles que ficam com o pé atrás.

Entre as principais desconfianças, estão onde o manobrista para o carro e se ele é manobrista mesmo. Fora o preço, que costuma ser bastante elevado.

A falta de informações básicas à vista do consumidor – como preço e local onde os carros são estacionados – fez com que o Procon multasse quase a metade das empresas fiscalizadas na cidade de São Paulo neste ano.

E o Órgão de Defesa do Consumidor tem uma cartilha que orienta os clientes a identificar se a empresa de vallet é mesmo de confiança:

Ao parar em frente ao bar, restaurante ou loja, tenha certeza de que o motorista que vai pegar o seu carro trabalha mesmo para a empresa. Quando receber o ticket, preste atenção se ele tem impressos o nome da empresa e o horário que o veículo foi entregue ao manobrista. É sempre bom fazer uma vistoria rápida no carro antes de entregar, repetindo a checagem quando o receber de volta.

Se houver algum dano, reclame na hora com o gerente e guarde o ticket do estacionamento, que vai servir como prova de prestação de serviço.

Segundo o Procon, a empresa de vallets também é obrigada por lei a parar o carro do cliente em um estacionamento. Se ficar comprovado que o manobrista estacionou na rua, a empresa pode ser multada.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!