Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Projeto em tramitação pretende banir a gordura trans do Brasil

E não é de hoje que a gordura trans é apontada como grande vilã para a saúde.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Projeto em tramitação pretende banir a gordura trans do Brasil"

Publicada em  

Desde 2006, vigora no Brasil uma lei que obriga os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans em alimentos industrializados. O próximo passo, como apontam os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), é banir de vez a vilã.

E não é de hoje que essa gordura é apontada como inimiga da saúde — infarto, derrame, diabete, inflamação e falhas na memória são só alguns dos prejuízos que ela pode causar.

O projeto que pretende banir o nutriente deve ser avaliado e votado na Câmara dos Deputados. Se ele passar por todos os trâmites necessários, deve entrar em vigor em até três anos.

A gordura trans está presente em produtos como margarina, sorvetes, pratos congelados, biscoitos e macarrão instantâneo e é formada a partir de óleos vegetais que sofrem um processo de hidrogenação artificial.

Isso faz com que a substância seja um ingrediente comum entre os produtos processados. Anos atrás, quando houve pressão para retirá-la dos alimentos, muitas empresas passaram a apostar no óleo de palma como um substituto.

No entanto, o óleo é composto por gordura saturada, outro item pouco prestigiado pelos nutricionistas. Até por isso, a proposta em discussão inclui medidas que visam estimular o desenvolvimento de tecnologias que dispensem o uso de outras gorduras danosas na manufatura dos alimentos industrializados para substituir a trans.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. projeto em tramitacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.