Antena 1 - Home

Relembre a trajetória de Billy Paul

  • 25/04/2016 16:15
Imagem: Relembre a trajetória de Billy Paul

Billy Paul é o nome artístico de Billy Williams. O famoso cantor de soul nasceu no dia 1 de dezembro de 1934, na Filadélfia, Estados Unidos. O artista tornou-se uma personalidade marcante por ter um estilo vocal variado – ora em tom suave, ora em um tom mais rouco.

No início da década de 1950, o norte-americano contou com o apoio dos músicos Tadd Dameron e Jackie Davis. Juntos, gravaram o primeiro álbum de Paul, intitulado Feelin' Good at the Cadillac Club, de 1968. O disco não teve grande alcance e Paul acabou sendo convocado para as Forças Armadas do Exército, em 1957. Durante o serviço, o cantor se juntou a outros companheiros que gostavam de cantar e tocar, e criaram uma espécie de banda.

Após ser dispensado do Exército, Billy formou um grupo oficial de jazz, dessa vez com o pianista Sam Dockery e com o baixista Buster Williams. Em 1970, com a equipe, o cantor divulgou seu segundo álbum de estúdio, nomeado Ebony Woman. A faixa-título – gravada pela primeira vez quase dez anos antes – fez sucesso internacional com o material. 

O terceiro álbum lançado pelo artista chegou às lojas em 1971, chamado Going East. Mas a estreia de maior sucesso foi conquistada pelo quarto disco, intitulado 360 Degrees of Billy Paul, de 1972. "Me and Mrs. Jones" tornou-se o maior hit de Paul – regravado até hoje por outros artistas. Na época, a canção alcançou o topo das paradas R&B. O single também lhe rendeu um Grammy de Melhor Vocal Masculino do estilo.

Nos anos seguintes, Billy Paul apostou na divulgação de alguns novos álbuns, mas não conseguiu a projeção dos anteriores. Ele ainda segue fazendo sucesso com suas coletâneas e com as incríveis apresentações de suas antigas canções.

Na noite do último domingo, dia 24, perdemos o músico, que foi uma das maiores influências do soul, vítima de um câncer, aos 81 anos. Como homenagem ao artista, a Antena 1 preparou a faixa “Only The Strong Survive” para abrir o Big Hour desta segunda-feira, dia 25.

Fique sintonizado e não perca!