Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Revelado rosto de brasileiro que viveu no Rio de Janeiro há 2 mil anos

Segundo pesquisador, o indivíduo faz parte de uma população que viveu no Rio de Janeiro entre 8 mil e 1,5 mil anos atrás.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Revelado rosto de brasileiro que viveu no Rio de Janeiro há 2 mil anos"

Publicada em  

Museu Nacional da UFRJ apresentou a reconstrução em 3D do rosto de um brasileiro que viveu há dois mil anos na área onde hoje fica Guaratiba, zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ernesto, como foi batizado pelos pesquisadores, possui características bem diferentes do povo indígena moderno. "O Ernesto joga um novo olhar em cima dessas populações que viveram há bastante tempo, mas não têm relação direta com os indígenas de hoje em dia", ressalta o professor Paulo Miamoto, responsável pela parte tecnológica da reconstrução.

Segundo Murilo Bastos, bioarqueólogo do Museu Nacional da UFRJ, Ernesto faz parte de uma população que viveu no Rio de Janeiro entre 8 mil e 1,5 mil anos atrás.

Do mesmo sítio arqueológico de onde saiu a ossada de Ernesto, os pesquisadores encontraram pelo menos outros 21 indivíduos. Uma análise do material revelou também o estilo de vida dessa população, que vivia basicamente da caça e coleta.

"O Ernesto, especificamente, era bem baixinho. Tinha entre 1,40m e 1,50m de altura e viveu mais de 38 anos, o que é bastante para esse período histórico. Pelas análises, eles viviam com diversos recursos, mas não eram agricultores. Não apresentavam nenhuma cárie, o que indica baixo consumo de carboidratos", explica Bastos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. revelado rosto de brasileiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.