Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Roy Orbison é o Artista da Semana!

  • 11/01/2016 12:30
Imagem: Roy Orbison é o Artista da Semana!

Nascido no Texas e com influências musicais nos gêneros de country e gospel, Roy Kelton Orbison, conhecido como Roy Orbison, deu início à sua brilhante carreira musical com apenas 10 anos e acabou tornando-se um dos pioneiros do rock and roll.

Durante a adolescência, o artista costumava apresentar-se em bares à noite. Esses pequenos shows foram os primeiros passos de sua trajetória e o impulsionaram a enviar uma cópia de suas
canções para a Sun Records - gravadora de artistas como Elvis Presley e Lee Lewis.

Em 1956, gravou a faixa "Ooby Dooby", que vendeu mais de 20 mil cópias. Seu intuito inicial de ser apenas um compositor foi por água abaixo devido ao sucesso que causou mundialmente com os tons agudos alcançados por sua voz.

Na década de 60, a faixa "Only The Lonely" foi escrita por ele e oferecida a Elvis Presley, que a rejeitou. Portanto, Orbison decidiu ele mesmo gravar e obteve resultados impressionantes. Na época, a canção alcançou o topo das paradas da Inglaterra, ficou entre as mais tocadas dos Estados Unidos e vendeu mais de dois milhões de unidades.

Neste mesmo período, suas músicas românticas "Blue Angel", "Running Scared", "Crying", "Dream Baby", "Blue Bayou" e "In Dreams" o levavam ao sucesso comercial. Em 1964, chegara às rádios seu maior sucesso, a faixa "Oh, Pretty Woman", que teve 7 milhões de cópias compradas.

Em 1980, realizou um dueto com Emmylou Harris na faixa "That Lovin' You Fellin' Again" para o filme "Roadie", e acabou lhe rendendo um Grammy. Sua outra estaueta veio em 1988, pelo dueto com K. D. Lang na música "Crying".

Apelidado de "The Big O", sua carreira de mais de quatro décadas foi composta de 23 discos de estúdio, e um ao vivo, lançado em 1989, intitulado A Black & White Night Live. Desde 1987 ele faz parte do Hall da Fama do Rock'n Roll - na cerimônia, ele apresentou a faixa "Oh, Pretty Woman" ao lado de Bruce Sringsteen. 

Em 1988, sofreu um ataque cardíaco e veio a falecer, aos 52 anos. O sucesso continuou mesmo após o ocorrido. Um de seus materiais mais importantes estreou em 1996. Intitulado The Very Best of Roy Orbison, contém seus grandes sucessos, desde o começo de sua carreira até o final.

Em homenagem ao nosso artista da semana, confira o sucesso "Oh, Pretty Woman" no vídeo a seguir: