Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

São Paulo recebeu Semana Mesa SP

O maior evento de gastronomia do Brasil chegou à cidade como um prato cheio para os apreciadores da boa culinária

Placeholder - loading - Imagem da noticia "São Paulo recebeu Semana Mesa SP"

Publicada em  

A Semana Mesa SP começou na última terça-feira, dia 27, e foi encerrada na noite de ontem, dia 29. A intenção do evento, que acontece todos os anos, é colocar amantes da gastronomia e estudiosos talentosos lado a lado. Os visitantes participam de palestras, exposições, degustações, workshops e de uma feira gastronômica.

Durante os três dias, estrelas da cozinha mundial estiveram reunidas para discutir o tema “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”. Entre os convidados para subir ao palco do Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – estavam chefs internacionais do Peru, Argentina e Rússia.

Mesa Tendências

Cozinheiros brasileiros, já bem conhecidos do grande público, também marcaram presença: Alex Atala, Jeferson e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça – São Paulo), e o premiadíssimo Thiago Castanho (Remanso do Bosque – Belém Pará) estavam entre os profissionais de destaque.

O Mesa ao Vivo reuniu profissionais da gastronomia para aulas, debates e demonstrações culinárias em tempo real. Toda a programação oferecida ao público se transformou em material editorial para a revista Prazeres da Mesa. Uma publicação especial irá às bancas logo após o evento.

Também fazem parte das ações do Semana Mesa SP o Mesa na Cidade – um roteiro que inclui os mais emblemáticos pontos gastronômicos no centro de São Paulo e jantares magnos.

Mesa Tendências

Já o Farofa – feira de produtos trazidos de diversos lugares do Brasil - apresentou antepastos, geleias e embutidos de todos os tipos e sabores.

Por fim, o Mesa no Cinema ofereceu sessões de cinema dentro do CineSesc, com a presença de chefs de cozinha que executaram menus inspirados nos longas-metragens.

Mesa Tendências

O ponto alto da edição de 2015 foi o projeto Fogo de Chão - 12 chefes gaúchos se uniram para fazer carnes braseadas à moda antiga, com grandes fogareiros e peças inteiras espetadas no chão. O grupo fez até mesmo uma demonstração de como desossar um cordeiro “à moda campeira”. Primeiro, os animais foram suspensos na sala de demonstração, a lã retirada e repassada a uma tecelã - que começou a tecer ali mesmo. Depois, houve a retirada da pele e órgãos do animal, seguida pela divisão das porções das carnes, e o melhor: sem que uma gota de sangue fosse derramada. Surpreendente!

Mesa Tendências

Depois de 12 anos alocado no campus do Senac- SP, o evento inaugurou, em 2015, uma nova sede - localizada na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia. A cordenadora do evento, Mariella Lazaretti, conversou com a equipe Antena 1 e contou que apostou na facilidade do acesso à Etec para atrair mais público e, consequentemente, aumentar a oportunidade de visibilidade dos expositores.

Mesa Tendências

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sao paulo recebeu semana mesa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.