Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Segundo estudos, vitamina D pode reduzir risco da menopausa precoce

Existem evidências de que a vitamina acelera a produção de hormônios que retardam o envelhecimento ovariano.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Segundo estudos, vitamina D pode reduzir risco da menopausa precoce"

Publicada em  

Uma alimentação rica em vitamina D pode evitar a menopausa precoce. De acordo com estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, o consumo da vitamina através de alimentos e suplementos pode reduzir o risco da menopausa antes dos 45 anos em até 17 por cento.

Cerca de dez por cento das mulheres enfrenta a fase da menopausa precoce, aumentando os riscos de osteoporose, doenças cardíacas e diminuindo a fertilidade.

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisaram mais de 100 mil mulheres durante duas décadas. Durante o período, as participantes registraram sua dieta.

Aquelas participantes que consumiram maior quantidade de vitamina D apresentaram um risco 17 por cento menor para a menopausa antes do 45 anos de idade.

De acordo com os autores, existem evidências de que a vitamina acelera a produção de hormônios que retardam o envelhecimento ovariano e a idade em que a mulher perde a capacidade reprodutiva. Isso é importante pois a menopausa surge justamente quando a mulher não produz mais óvulos.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar se a ingestão de suplementos de vitamina D realmente afeta o atraso da menopausa.

“A menopausa precoce não só está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e Alzheimer, como pode afetar as chances de conceber anos antes do aparecimento dos sintomas”, disse Alexandra Purdue-Smithe, uma das autoras da pesquisa.

“Estudos procuram por algo que possa reduzir esses riscos. E a dieta, que pode ser facilmente alterada, tem grande implicação na saúde da mulher”.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. segundo estudos vitamina d …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.