Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Semelhança entre chocolate e leite materno pode ativar memórias da infância

De acordo com novo estudo, a proporção entre gordura e açúcar no alimento só é encontrada de forma natural no leite materno.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Semelhança entre chocolate e leite materno pode ativar memórias da infância"

Publicada em  

Cientistas descobriram que o sucesso do chocolate vai muito além do sabor. Uma série de substâncias químicas psicoativas e estimulantes contribuem para a irresistibilidade do alimento. No entanto, a proporção entre a gordura e o açúcar talvez seja a maior responsável pelo amor de todos pelo doce.

A versão ao leite do chocolate normalmente tem de 20 a 25 por cento de gordura e 40 a 50 por cento de açúcar. De acordo com informações da BBC Brasil, estes níveis são dificilmente encontrados na natureza, mas o leite materno é uma exceção. Rico em nutrientes essenciais para os primeiros anos de vida, ele é composto por aproximadamente 4% de gorduras e 8% de açúcares.

A proporção, também observada em outros alimentos deliciosos, como sorvetes e biscoitos, pode nos remeter ao primeiro alimento que experimentamos em vida, o leite materno.

O chocolate é feito a partir da fermentação dos grãos e da polpa do cacau. Após a fermentação, esses elementos são secos e torrados, liberando um conjunto de compostos químicos que criam o aroma característico e tão amado. Além disso, substâncias químicas psicoativas presentes na composição do alimento contribuem para seu sabor seja tão irresistível. Já a textura cremosa ativa em nossas línguas receptores que detectam a mudança de textura e estimulam um sentimento de prazer.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. semelhanca entre chocolate e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.