Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Substituir refrigerante e cerveja por água pode diminuir obesidade

De acordo com o Ministério da Saúde, quase metade da população brasileira está acima do peso.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Substituir refrigerante e cerveja por água pode diminuir obesidade"

Publicada em  

Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico Nutrients, apenas um copo de água por dia – desde que em substituição de um copo de cerveja ou refrigerantepode diminuir em até 20 por cento o risco de obesidade e proteger contra outras doenças relacionadas ao problema, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Pesquisadores da Universidade de Navarra e do Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid, constataram que ingerir um copo de cerveja a menos diariamente, e substituí-lo por água, reduziu o risco de sobrepeso em até 20 por cento. Já a substituição da mesma quantidade de refrigerante por água diminui a probabilidade em 15 por cento.

“A obesidade carrega um alto risco de desenvolver outras doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Os possíveis efeitos em substituir essas bebidas por água é um fato importante a considerar para outras pesquisas de saúde pública”, disse um dos líderes da pesquisa.

Os especialistas afirmam que a cerveja tem problemas particulares devido ao alto teor calórico. E, além disso, pode alimentar outros maus hábitos. Algumas pessoas tendem, por exemplo, a comer mais depois de alguns copos. Outra agravante é que, durante dietas, as pessoas geralmente esquecem de contabilizar as calorias ingeridas através das bebidas.

Apesar dos resultados, os autores ressaltam que os resultados foram gerados por meio de modelos matemáticos e, portanto, ainda precisam ser confirmados por meio de estudos intervencionais em pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, quase metade da população brasileira está acima do peso. Em 2011, 48,5 por cento dos brasileiros estavam com sobrepeso e 29,8 por cento consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco ou mais porções de frutas, verduras ou legumes por semana – mas apenas 20 por cento da população segue esse parâmetro.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. substituir refrigerante e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.