Antena 1 - Home

Tentativas de suicídio diminuem com a legalização do casamento homossexual

  • 23/02/2017 16:00
Imagem: Tentativas de suicídio diminuem com a legalização do casamento homossexual

Os estados americanos que passaram a permitir casamentos homossexuais registraram uma queda nas taxas de tentativa de suicídio entre os estudantes do ensino médio, revelou uma pesquisa publicada na revista Journal of American Medical Association Pediatrics.

Os estados que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo tiveram uma diminuição de 14 por cento nas tentativas de suicídio entre adolescentes gays, lésbicas e bissexuais. O declínio foi de 7 por cento entre os alunos em geral.

A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento homossexual em todo o país em junho de 2015. Os pesquisadores compararam estados que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo antes de janeiro de 2015 com os que não tinham legalizado tal união.

Os estados que não implementaram essas políticas antes da legalização federal não registraram queda nas taxas de tentativa de suicídio, destacou o estudo. De acordo com a líder do estudo, Julia Raifman, os adolescentes passaram a se sentir menos estigmatizados e mais esperançosos para o futuro.

O suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 24 anos nos Estados Unidos, atrás apenas de lesões acidentais. A taxa de tentativa de suicídio entre os adolescentes continua aumentando, com um salto de 49 por cento entre 2009 e 2015.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!