Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Teste rápido detecta zika e quatro tipos de dengue em 20 minutos

Segundo pesquisadores dos Estados Unidos, que criaram o teste, exame instantâneo pode evitar a confusão entre as doenças, que apresentam sintomas semelhantes.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Teste rápido detecta zika e quatro tipos de dengue em 20 minutos"

Publicada em  

A enfermidade que se tornou em uma ameaça à saúde pública global, principalmente no Brasil, com milhares de casos no Nordeste, já foi rebaixada pela Organização Mundial da Saúde. Para o órgão, o zika vírus não é mais encarado como uma emergência internacional. Mas, ainda existem inúmeros casos da doença pelo mundo. No Brasil, segundo levantamento mais recente do Ministério da Saúde, somente neste ano, quase 14 mil casos foram registrados.


Por isso, é importante o uso de um teste instantâneo que realize um diagnóstico preciso, e não confuda a enfermidade com outros tipos de dengue.

Exame americano ainda não está disponível no mercado. Contudo, já foi publicado no meio científico. A pesquisa foi feita no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O teste, aparentemente, também, é barato e custa em média 5 dólares americanos a unidade. Além de conseguir diferenciar os quatro sorotipos da dengue, exame, é capaz de identificar as proteínas virais a baixas concentrações, entre 4ng/ml e 21ng/ml, contra 75ng/ml exigidos pelos testes disponíveis hoje. Em 20 minutos dá para saber se a pessoa está infectada e por qual dos vírus seria.

Ao redor do mundo, foram utilizadas amostras de sangue retiradas de pacientes para confirmar a efetividade do estudo. A conclusão foi que o exame pode diferenciar o zika de outros vírus. No Brasil, instituições como a Fundação Oswaldo Cruz, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e a Universidade Federal de Minas Gerais realizaram o experimento.

No ano passado, Brasil comprou cerca de 3,5 milhões de testes rápidos produzidos com uma outra tecnologia proveniente da Coréia do Sul. O investimento custou cerca de 34 reais cada. Na época, comunidade científica não teve acesso aos estudos que comprovavam eficácia do produto.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. teste rapido detecta zika e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.