Antena 1 - Home

Trabalhar sentado pode render centímetros a mais para o quadril

  • 07/03/2017 16:00
Imagem: Trabalhar sentado pode render centímetros a mais para o quadril

Hábitos como ficar sentado durante longos períodos ou não praticar atividades físicas é comprovadamente algo nocivo à saúde. O sedentarismo pode influir na disposição para tarefas diárias e até aumentar os riscos de problemas cardíacos. No entanto, uma pesquisa da Warwick University foi além e calculou com precisão o efeito direto que isso pode causa no tamanho da sua barriga.

O estudo acompanhou 111 trabalhadores escoceses com hábitos relativamente saudáveis. Destes, 55 realizavam funções de escritório, enquanto o restante trabalhava na rua, fazendo entregas. Monitorados por um ano, eles apresentaram diferenças contrastantes. A circunferência média do quadril de quem trabalhava sentado era de 97 centímetros, em comparação aos 94 centímetros dos entregadores.

Além do aumento das medidas, quem trabalhava sentado tinha maior risco de sofrer ataque cardiovascular e apresentou IMC médio quase um ponto maior. O peso de duas pessoas da mesma altura, por exemplo, poderia variar cerca de 3 quilos.

Os prejuízos de passar longas horas na mesma posição são cumulativos, segundo os resultados da pesquisa. A partir de cinco horas diárias sentado, cada hora extra que permanecemos na posição pode representar 2 centímetros a mais na circunferência do quadril. O mesmo vale para os níveis de bom e mau colesterol.

Para sanar estes problemas, deve-se fazer o óbvio: adotar hábitos mais saudáveis. No entanto, isso acaba sendo impossível para quem trabalha em escritórios, já que seriam necessários 15 mil passos ou 7 horas de pé para compensar o período na cadeira.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!