Antena 1 - Home

Trem de alta velocidade começa a ganhar vida na Europa

  • 20/01/2017 15:00
Imagem: Trem de alta velocidade começa a ganhar vida na Europa

Um meio de transporte de altíssima velocidade começa a ganhar vida na Europa. A República Tcheca anunciou um acordo para explorar a construção do sistema conhecido como Hyperloop, idealizado pelo sul-africano Elon Musk, CEO e fundados da Tesla Motors e da SpaceX.

O plano é conectar a cidade de Brno a Praga e a Bratislava. A viagem, que dura hoje cerca de uma hora e meia, pode durar apenas 10 minutos com o Hyperloop. Assim, a empresa dá vida a promessa de conectar diferentes pontos da Europa de forma rápida.

Para isso, é crucial que tanto a dona do sistema quanto governantes europeus entrem em acordo. A conclusão da obra que viabilizará o mecanismo entre as cidades do continente, no entanto, ainda não tem prazo definido.

O projeto desse trem de alta velocidade foi idealizado por Musk, mas permanece como domínio público, sem registro de patente. Ele pensou no projeto do Hyperloop após se decepcionar com o futuro dos trens de alta velocidade na Califórnia, que custariam 70 bilhões de dólares. Seu transporte tubular, por outro lado, seria muito mais barato, com o custo de 6 bilhões de dólares para transportar pessoas ou 10 bilhões para transportar carros.