Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

U2 vence processo de plágio

O compositor Paul Rose pedia ao menos 5 milhões de dólares como indenização

Placeholder - loading - Imagem da noticia "U2 vence processo de plágio"

Publicada em  

O U2 estava sendo acusado por plágio na canção “The Fly”. No entanto, uma juíza dos Estados Unidos rejeitou o processo feito pelo compositor Paul Rose.

A canção está presente no disco Achtung Baby, álbum de sucesso lançado pelo grupo irlandês em 1991. O músico que acusava os irlandeses alegava que o grupo copiou um riff de guitarra de 13 segundos do começo da música instrumental “Nae Slappin”, criada em 1989 por ele, para compor um segmento de 12 segundos com um solo de guitarra em “The Fly”.

O britânico Paul Rose afirmava que o U2 copiou sua música “praticamente nota por nota” e também usou as mesmas linha de baixo, bateria e percussão sem permissão.

No entanto, a juíza Denise Cote concluiu que o riff não é uma porção “suficientemente substancial” de “Nae Slappin”, uma composição de 3 minutos e meio que “demonstra as incríveis habilidades de guitarra do demandante”, para ser um “fragmento” protegido da obra.

O artista buscava ao menos US$5 milhões em indenização do vocalista, Bono, dos companheiros de banda The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr., e da UMG Recordings Inc, uma unidade da Vivendi SA que lança discos sob o selo Island Records.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. u2 vence processo de plagio

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.