Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Uma a cada 13 mulheres que consomem álcool na gestação tem filhos com problemas

A ingestão do álcool pode causar a síndrome alcoólica fetal; entenda o que é.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Uma a cada 13 mulheres que consomem álcool na gestação tem filhos com problemas"

Publicada em  

Uma em cada 13 mulheres que consomem álcool durante a gravidez tem filhos com problemas estruturais e neurológicos. Entre os problemas, estão microcefalia, déficit intelectual e de crescimento, baixo peso ao nascer e perda de audição ou visão. Isso de acordo com um estudo recente do Instituto de Pesquisa em Políticas de Saúde Mental, no Canadá.

Essas condições, quando associadas a exposição ao álcool, são caracterizadas como desordens do espectro alcoólico fetal. A partir da análise de outras pesquisas já publicadas, os cientistas apontaram que um em cada 13 filhos de mulheres que beberam durante a gravidez foi diagnosticado com a desordem.

A síndrome alcoólica fetal acontece quando o consumo do álcool na gestação prejudica o desenvolvimento do feto. Alguns sinais físicos causados pela condição, como face plana, nariz curto, lábios superiores extremamente finos e abertura dos olhos encurtada, já podem ser percebidos assim que o bebê nasce.

No entanto, estima-se que uma em cada cem pessoas com a síndrome tenham características menos pronunciadas. O distúrbio não tem cura e o tratamento visa apenas amenizar os sintomas. Assim, a única solução possível é a prevenção – ou seja, evitar o álcool durante a gestação.

“Globalmente, a desordem do espectro alcoólico fetal é uma deficiência amplamente evitável. Os resultados ressaltam a necessidade de estabelecer uma mensagem universal de saúde pública sobre o potencial dano da exposição pré-natal ao álcool e um protocolo de rastreamento de rotina. Intervenções pequenas devem ser disponibilizadas, quando apropriado”, disseram os pesquisadores em artigo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. uma a cada 13 mulheres que

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.