Antena 1 - Home

Vacina contra o zika apresenta durabilidade, aponta estudo

  • 14/12/2017 15:55
Imagem: Vacina contra o zika apresenta durabilidade, aponta estudo

Vacinas contra o zika apresentaram bons resultados em macacos. Cientistas norte-americanos testaram três fórmulas e duas delas foram bem sucedidas.  O estudo, que foi publicado na revista Science Translational Medicine, pode contribuir com o desenvolvimento de um método de proteção mais eficaz em humanos.

Antes animais, que tomaram esse tipo de vacina, haviam sido observados apenas  logo após a aplicação. Agora, a novidade foi que as cobaias foram acompanhadas durante um ano. Duas fórmulas da vacina de vírus inativado purificado protegeram completamente 75% dos primatas ao longo do período de um ano. Ou seja, isso gerou uma imunização robusta.

Segundo especialistas, para uma vacina se mostrar eficiente, além do fator de proteção, que é altamente relevante, é necessário que apresente, também, durabilidade.

De acordo com a comunidade científica, se a ideia desse estudo for aprimorada e devidamente desenvolvida, dentro de alguns anos, alguns testes poderão ser feitos, com pequenos grupos de humanos.